"Eu agradeço a todos que me disseram NÃO. É por causa deles que fiz tudo eu mesmo."
Frase supostamente atribuída a Einstein


terça-feira, 20 de setembro de 2016

DUAS ÁGUAS






Duas Águas - João Cabral de Melo Neto. 1956/ Rio de Janeiro.
 José Olympio Editora. 1ª edição. Encadernação em pleno couro,
   (vaqueta). vermelho com lixamento imitando tecido com jaqueta e
 caixa revestidas com a mesma pele papel marmorizado Relma.   
Decoração com incrustação do título em pele de cabra em tom  
verde. Cabeçeados artesanais. cortes decorados com pigmentos

João Cabral nos legou essa maravilhosa obra: Duas Águas para o
deleite dos amantes de seu estílo. Ao contrário do que se pensa a 
obra  não se  refere a dois  rios ou a dois  mares e  nem a  chuvas,
mas a um tipo de construção de telhado com duas caídas, uma à  
  esquerda outra à direita. Como ilustrado na folha de rosto da obra.
 Ao  editá-lo  o  próprio  poeta  propõe  essa  divisão  de  toda sua 
criação em duas vertentes. leia num trecho colhido do site:           pt.slideshare.net/clauheloisa/joo-cabral-de-melo-neto-11376001

  1. 7. Obra construtiva x obra participante O próprio poeta ao publicar
  2.  o livro Duas Águas, propõe uma divisão de sua obra em dois módulos
  3.  distintos A água construtiva seria formada pelos poemas experimentais, 
  4.  arquitetônicos, feitos para poetas e que versam sobre o próprio fazer poético.
  5.  A água participante volta-se para a problemática social do homem do nordeste
  6.  e é formada poemas longos sobre os miseráveis habitantes da caatinga.


ART DECO




O Espelho e a Musa - Poemas. Emílio Moura / 1949 / Belo Horizonte
MEP. Edição especial de 350 exemplares, numerada e autografada.      
Encadernação em plena Basane café com decoração art decó dourado  
sobre alúmen branco com "clichês"de bronze. Titulação por etiquetas.  

segunda-feira, 5 de setembro de 2016





Os Dragões e Outros Contos - Murilo Rubião. 1ª edição. 1965,  Belo Horizonte.
Edições MP Movimento - Perspectiva. Encadernação em pleno couro vacuno, 
Preto, lixado e recolorido com anilina bordeaux. Gravação com filetes coloridos
com películas de cores verde claro e escuro, vermelha e laranja. Imitação de
ouro em tom mate. Cortes pintados com tintas acrílicas. Papel de cola de
Brigitte Chardome.