"Eu agradeço a todos que me disseram NÃO. É por causa deles que fiz tudo eu mesmo."
Frase supostamente atribuída a Einstein


terça-feira, 20 de setembro de 2016

DUAS ÁGUAS






Duas Águas - João Cabral de Melo Neto. 1956/ Rio de Janeiro.
 José Olympio Editora. 1ª edição. Encadernação em pleno couro,
   (vaqueta). vermelho com lixamento imitando tecido com jaqueta e
 caixa revestidas com a mesma pele papel marmorizado Relma.   
Decoração com incrustação do título em pele de cabra em tom  
verde. Cabeçeados artesanais. cortes decorados com pigmentos

João Cabral nos legou essa maravilhosa obra: Duas Águas para o
deleite dos amantes de seu estílo. Ao contrário do que se pensa a 
obra  não se  refere a dois  rios ou a dois  mares e  nem a  chuvas,
mas a um tipo de construção de telhado com duas caídas, uma à  
  esquerda outra à direita. Como ilustrado na folha de rosto da obra.
 Ao  editá-lo  o  próprio  poeta  propõe  essa  divisão  de  toda sua 
criação em duas vertentes. leia num trecho colhido do site:           pt.slideshare.net/clauheloisa/joo-cabral-de-melo-neto-11376001

  1. 7. Obra construtiva x obra participante O próprio poeta ao publicar
  2.  o livro Duas Águas, propõe uma divisão de sua obra em dois módulos
  3.  distintos A água construtiva seria formada pelos poemas experimentais, 
  4.  arquitetônicos, feitos para poetas e que versam sobre o próprio fazer poético.
  5.  A água participante volta-se para a problemática social do homem do nordeste
  6.  e é formada poemas longos sobre os miseráveis habitantes da caatinga.


2 comentários:

Anônimo disse...

Mestre Marco, sem palavras para dizer algo sobre seu mais recente trabalho. Até por uma questão - saber que fui com ele presenteado - dificulta-me sobremaneira tecer elogios.
Sinceramente, nem o próprio João Cabral, lá do Santo Etéreo, esperava tanto. Abraço cordial do velho
Alexandre Rezende Grillo

Marco Pedrosa disse...

Quando eu me for dessa, pra melhor, espero, deixa-lo-ei a vos por herança.
prometo fazer constar esse legado no meu testamento assim que possível.

Já o que aparece na postagem logo abaixo, com título "O Espelho e Musa" passo imediatamente à vossa posse e propriedade.
Que se registre em maiúsculas: O LIVRO SUPRACITADO, A PARTIR DE HOJE. TORNA SE PROPRIEDADE DO SENHOR ALEXANDRE REZENDE GRILLO.>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Contagem 26 de setembro de 2016.

Marco A. Pedrosa