"Eu agradeço a todos que me disseram NÃO. É por causa deles que fiz tudo eu mesmo."
Frase supostamente atribuída a Einstein


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mestres Encadernadores

Hoje quero iniciar uma idéia antiga. Ao longo dos meus vinte e um anos de profissão venho coletando informações, tais como livros, fotos, reportagens, etc. sobre encadernação e encadernadores. E desalentadoramente encontrei muito pouca coisa sobre isso no Brasil. É grande minha curiosidade sobre os mestres brasileiros dessa arte. O pouco que consegui gostaria de compartilhar com os amigos do blog. O primeiro que julguei por bem apresentar é Alfredo Nardi.

A matéria foi tirada da revista faça fácil agosto de 93'.







Seus trabalhos são os destacados com setas vermelhas,

Os outros são de Fred Lane, Zelina C. Branco e Márcia Toledo, nessa ordem.


4 comentários:

Andréa Medina disse...

Alfredo Nardi era meu avô. Uma linda pessoa e um grande artista. Que bom que ainda lembrem de sua obra! Obrigada.
Andréa

João Guilherme Marzagão Barbuto disse...

Conheci pessoalmente Alfredo Nardi e tenho, herdados de meu pai, livros encadernados por ele. O de maior interesse, creio, é um manuscrito de 1736 (com iluminuras e tudo) que contém os Estatutos da Gloriosa Irmandade de S'Anna da Freguesia de S. Antonio do Campo - Termo de Vila Rica. Minha mãe e eu, em 1960, o levamos ao Nardi que sugeriu encadernação em pergaminho, o que foi feito. Está hoje comigo e talvez interesse uma foto para a sua galeria. Assim sendo pedirei a meu filho, que é fotografo, que a faça. Combinemos, se for o caso.
Cordialmente
João Guilherme Marzagão Barbuto
jgmblc@uol.com.br
Cordialmente

Rafael Toscano disse...

Muito bom.

Realmente encontra-se muito pouco sobre encadernadores brasileiros.

Sou iniciante na arte e moro na Polona. Espero um dia alcançar um nivel de maestria e representar o Brasil na Europa

Parabens pelo blog!

Anônimo disse...

Conheci o professor Alfredo Nardi como professor de minha mãe, acho que nos anos 60. Ele ia na casa dela onde tinha um ateliê no fundo da rua Canadá.
Hoje achei um livro dele. Fiquei muito emocionada! Diccionario das plantas úteis do Estado de São Paulo. 1929
Hoje procuro quem encaderne aqui no Rio e me ensine! Sou Stella M de Barros Rebecchi