"Eu agradeço a todos que me disseram NÃO. É por causa deles que fiz tudo eu mesmo."
Frase supostamente atribuída a Einstein


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mestres Encadernadores

Hoje quero iniciar uma idéia antiga. Ao longo dos meus vinte e um anos de profissão venho coletando informações, tais como livros, fotos, reportagens, etc. sobre encadernação e encadernadores. E desalentadoramente encontrei muito pouca coisa sobre isso no Brasil. É grande minha curiosidade sobre os mestres brasileiros dessa arte. O pouco que consegui gostaria de compartilhar com os amigos do blog. O primeiro que julguei por bem apresentar é Alfredo Nardi.

A matéria foi tirada da revista faça fácil agosto de 93'.







Seus trabalhos são os destacados com setas vermelhas,

Os outros são de Fred Lane, Zelina C. Branco e Márcia Toledo, nessa ordem.


2 comentários:

Andréa Medina disse...

Alfredo Nardi era meu avô. Uma linda pessoa e um grande artista. Que bom que ainda lembrem de sua obra! Obrigada.
Andréa

João Guilherme Marzagão Barbuto disse...

Conheci pessoalmente Alfredo Nardi e tenho, herdados de meu pai, livros encadernados por ele. O de maior interesse, creio, é um manuscrito de 1736 (com iluminuras e tudo) que contém os Estatutos da Gloriosa Irmandade de S'Anna da Freguesia de S. Antonio do Campo - Termo de Vila Rica. Minha mãe e eu, em 1960, o levamos ao Nardi que sugeriu encadernação em pergaminho, o que foi feito. Está hoje comigo e talvez interesse uma foto para a sua galeria. Assim sendo pedirei a meu filho, que é fotografo, que a faça. Combinemos, se for o caso.
Cordialmente
João Guilherme Marzagão Barbuto
jgmblc@uol.com.br
Cordialmente